Séries de TV: V - A Batalha Final

Assisti novamente esta série de muito sucesso na década de 80. O que me fez revê-la foi o sentimento de medo que restou ao assisti-la quando criança. Após duas horas de vídeo verifiquei que o diretor e roteirista Kenneth Johnson criou uma parábola sobre o Fascismo, na sua variante Nazista, tendo como maior característica o conceito de raças e a subjugação da chamada raça inferior ou impura, historicamente representada pelos Judeus. Não foi então do nada que restou esse sentimento de medo na memória, pois a maior parte da série se concentra na perseguição e dominação dos humanos pelos visitantes extraterrestres, e a posterior resistência. A história nos mostra em detalhes como identificar o nascimento de um movimento fascista. Ele possui algumas características:

1. Uma figura carismática é escolhida para representá-lo, não necessariamente uma pessoa, mas um símbolo deve existir para diferenciá-lo dos outros movimentos.

2. No início, enquanto ele ainda não possui apoio popular, são propagados valores éticos e morais superiores, se passando por bons moços. A sociedade é estratificada em faixas etárias e, portanto, estratégias de comunicação e programas educacionais são desenvolvidas respeitando esse critério. O maior exemplo histórico recente foi a Juventude Hitlerista (em alemão, Hitlerjugend).

3. Muitos são seduzidos e se associam, os dirigentes ascendem pelos meios políticos tradicionais e se organizam internamente.

4. Com o poder em mãos, chega o momento de o cão mostrar os dentes. Os detratores são perseguidos, não importa que classe esse grupo pertence. Inicialmente as ações são sutis, valendo-se da calúnia, possui como objetivo desacreditar esse grupo do resto da sociedade. A história nos revela que os grupos mais perseguidos são os artistas, escritores, jornalistas, cientistas e líderes políticos formais ou não.

5. A perseguição se intensifica e a ação direta, pelo uso da violência, é usada.

6. A lealdade dos associados é monitorada, são distribuídas comendas e honrarias, migalhas, para a manutenção dos que estão sob o jugo da coleira.

7. A permanência no poder é o seu maior objetivo e nada pode interferir nisso, forças opostas devem ser eliminadas. Se outro grupo tão ou mais forte se interpor, usam-se, inicialmente, os meios diplomáticos. Se mais fraco, a violência é a resposta óbvia.

Diversos artistas e escritores nos alertam diuturnamente sobre a ameaça fascista e totalitária, posso citar George Orwell, com o seu maravilhoso livro 1984 e Aldous Huxley com Admirável Mundo Novo. A série V – A Batalha Final é mais uma visão contemporânea dos possíveis horrores praticados por aqueles que buscam o poder a qualquer custo. Para concluir eu não poderia deixar de falar sobre a bela atriz Jane Badler, que protagonizou a vilã Diana, e que provavelmente sem a sua participação a série perderia muito do seu charme (comentário de fã).