Curvas em 3D

Usam-se curvas normalmente para definir perfis que posteriormente serão transformados em objetos 3D. Mas a utilidade delas não se restringe a isso, também servem para criar cordas, fios de cabelo, cílios ou controles de animação. Normalmente elas precisam estar visíveis para isso. Em alguns softwares 3D isso se faz com um clique nas propriedades da curva, já em outros é necessário vincular a curva a um cilindro com várias divisões em sua altura. Um exemplo clássico da utilização de curvas é com a função "Revolution ou Lathe" para se criar uma taça.

Curva que define o perfil da taça de Martini:

Objeto depois de aplicado a ferramenta "Revolution ou Lathe ou Revolve":

O princípio da ferramenta equivale ao uso de um torno mecânico para se criar peças industriais, só que nas ferramentas 3D ninguém corre o risco se acidentar. E o resultado visto em perspectiva, observe a curva que foi utilizada como perfil:

Outra dica importante é criar a curva sem se preocupar com os arredondamentos, ou seja, primeiro cria-se a curva com cantos duros para só depois arredonda-los. Desta forma você pode se concentrar no formato básico e ter uma ideia geral do resultado antes de adicionar mais detalhes à curva.